quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vacina contra o melanoma oral em cães


Leonardo P. Brandão, MV, MSc, PhD
Gerente de Produtos Animais de Companhia
Merial Saúde Animal



Em novembro de 2009 foi aprovada nos Estados Unidos a primeira vacina comercial para tratamento do melanoma oral em cães (ONCEPT®, Merial Saúde Animal). Este produto comprovou sua eficácia ao aumentar o período de sobrevivência de cães com melanoma oral em associação aos tratamentos convencionais.

O melanoma oral é um importante tipo de câncer que afeta milhares de cães anualmente. Ele representa cerca de 4% de todos os neoplasmas malignos em cães, sendo ainda o tumor oral mais frequente no cão.1 Pode ser observado também no leito ungueal, coxins e junções mucocutâneas. 1,2

Estadiamento e sobrevivência

Clinicamente, o melanoma canino é classificado numa escala de 1 a 4, utilizando-se uma graduação empregada para seres humanos adaptada da Organização Mundial da Saúde (OMS).1 O estadiamento da doença é considerado o melhor indicador prognóstico para os cães. Infelizmente, por causa da frequente localização intra-bucal desses tumores, a doença muitas vezes só é diagnosticada em estágios mais avançados, o que piora o prognóstico dos animais acometidos.

Quando diagnosticados no estágio 2, o período médio de sobrevivência dos animais é de 5 meses, mesmo quando empregado tratamento agressivo (baseado em cirurgia e radioterapia).1,2 Já em estágios mais avançados (3 e 4), o tempo de sobrevivência cai para 2 a 3 meses.1 Um complicador ainda maior para os cães acometidos por esse tipo de câncer é sua pobre resposta ao tratamento quimioterápico, havendo poucas evidências de que seu emprego chegue mesmo a aumentar o período de sobrevivência.1,2

Estadiamento clínico do melanoma em cães1:


Estágio 1: tumor <2> 4 cm de diâmetro e/ou linfonodos positivos
Estágio 4: tumor de qualquer tamanho com metástase distante
* Livres de metástase

Observação: o melanoma oral canino, independentemente do estágio, deve ser considerado uma neoplasia maligna e potencialmente fatal.

Uso de imunoterapia

Uma vez que poucos tratamentos para o melanoma canino oferecem algum ganho real em termos de aumento da sobrevivência dos indivíduos afetados, vários pesquisadores têm buscado por formas alternativas de terapia, como a imunoterapia ou vacinação terapêutica.1-3

Existem dois grandes obstáculos para o desenvolvimento de protocolos imunoterapêuticos efetivos contra o câncer:
A identificação de um antígeno-chave adequado: uma proteína que seja expressa somente pelas células cancerígenas e não por células sadias. 4


Superação da tolerância a antígenos próprios (self): uma célula neoplásica é antigenicamente similar à sua progenitora saudável. Como resultado, o sistema imune a tolera por reconhecer nela uma célula do próprio indivíduo (self). Deve-se "ensinar" ao sistema imune como reconhecer uma célula neoplásica. 4

Superando obstáculos: o avanço das vacinas de DNA

Os avanços na tecnologia de vacinas de DNA permitiram o desenvolvimento de novas opções terapêuticas para o tratamento de certos tipos de câncer, como o melanoma canino. Utilizando-se desses conceitos, uma vacina terapêutica (ONCEPT®, Merial Saúde Animal) foi aprovada pelo USDA (United States Department of Agriculture) para o tratamento do melanoma oral canino.

Esta vacina é produzida com o gene da tirosinase de seres humanos inserido no material genético de uma bactéria (plasmídeo). Essa tecnologia é conhecida como tecnologia do DNA xenogênico.

A tirosinase é uma enzima envolvida na síntese da melanina, sendo expressa tanto pelos melanócitos normais quanto neoplásicos (melanoma). Após a injeção intramuscular da vacina, o antígeno da tirosinase é produzido e expresso pelos miócitos do animal, sensibilizando seu sistema imune.

Como a tirosinase está presente em grandes quantidades nos melanócitos, e praticamente ausente em outras células4, é um excelente antígeno-chave para a imunoterapia contra o melanoma.

Quando combinada com tratamentos convencionais contra o melanoma oral canino, a vacina xenogênica é considerada uma imunoterapia eficaz capaz de prolongar o tempo de sobrevivência dos animais.


Resultados notáveis

Desde os primeiros testes no Memorial Sloan Kettering Center e no Animal Medical Center nos Estados Unidos, a vacina contra o melanoma canino produzida com o gene da tirosinase de seres humanos apresentou resultados excelentes. Cães com melanoma em estágio 2 a 4, cuja expectativa de vida era de poucos meses1,2, tiveram um aumento marcante no período médio de sobrevivência, chegando a 389 dias, quando receberam a vacina associada com tratamentos convencionais (Figura 1).1

A vacina contra o melanoma oral já foi testada em mais de 2.000 cães nos Estados Unidos, e a expectativa é que muitos outros animais tenham uma maior expectativa de vida, com melhor qualidade.

Cães com melanoma oral em estágio 2, 3 e 4 foram vacinados com a vacina ONCEPT® (Merial Saúde Animal), além de receber os tratamentos convencionais (cirurgia e/ou radioterapia). Os animais vacinados apresentaram um período de sobrevivência médio de 389 dias - mais do que o dobro do período previamente documentado para cães com melanoma oral não vacinados e que receberam apenas os tratamentos convencionais-.1




Figura 1. Tempo médio de sobrevivência de cães com diferentes estágios de melanoma oral submetidos a terapia convencional ou terapia convencional + vacinação.



Referências bibliográficas
Bergman PJ, McKnight J, Novosad A, et al. Long-term survival of dogs with advanced malignant melanoma after DNA vaccination with xenogeneic human tyrosinase: A phase 1 trial. 2003. Clin Cancer Res 9:1284-90.
Bergman PJ, Camps-Palau MA, McKnight J, et al. Development of a xenogeneic DNA vaccine program for canine malignant melanoma at the Animal Medical Center. Vaccine 2006. 24:4582-4585.
Liao JCF, Gregor P, Wolchock JD, et al. Vaccination with human tyrosinase DNA induces antibody responses in dogs with advanced melanoma. Cancer Immun 2006. 6:8-18.
Srinivasan R, Wolchok JD. Tumor antigens for cancer immunotherapy: Therapeutic potencial of xenogeneic DNA vaccines. J Trans Med. 2004. 2:12.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se esta vacina está disponível no Brasil. O poodle de minha filha, nosso amado, está com melanoma oral, retirou gânglios e hj saiu o resultado e já atingiu os gânglios. Estou muito triste mesmo. Ela mora em Brasília. Vc pode me orientar, por favor? Muito obrigada mesmo. Ele tem l3 anos e é muito bem cuidado.

Renato dos Santos disse...

Poxa me desculpa a demora em responder, é que estou muito ocupado ultimamente com a faculdade e provas. Olha, infelizmente essa vacina não é uma realidade ainda para nosso País, olha o quie posso tye orientar é continuar cuidando bem dela e esperar, procurar sempre auxílio de um Médico Veterinário para tentar fazer pelo menos o controle do melanoma. Infelizmente estamos tratando de uma neoplasia (câncer)maligna, e pelo teu animal ter uma certa idade já, o conforto, carinho e amor seriam o melhor remédio.
espero ter te auxiliado e mais uma vez me desculpa a demora em responder.
grande abraço!

Att.: RENATO DOS SANTOS

Anônimo disse...

Boanoite

Gostaria de saber se a vacina Oncept já esta disponível no Brasil?

Obrigada