terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Posse responsável - AMAA*

A decisão de comprar ou adotar um animal de estimação, seja ele de raça ou sem raça definida, deve levar em conta o compromisso que se está assumindo perante o animal e a própria sociedade.

A expectativa de vida de um cão ou gato é de 10 a 15 anos e, com os avanços da medicina veterinária, da melhora da qualidade da alimentação e do tratamento dispensado aos animais, é cada vez menos raro animais de estimação que ultrapassam os 20 anos.

É preciso ter em mente que o animal precisa de cuidados diários: água, comida, carinho, limpeza do ambiente em que vive, etc. Além disso, o filhote (tão engraçadinho e pequeno, que até parece um bichinho de pelúcia) cresce, troca sua dentição (e como nos bebês humanos, isso incomoda, coça e dá-lhe morder tudo o que encontra pela frente) e não nasce sabendo onde fazer suas necessidades fisiológicas (também como os humanos, ele precisa ser ensinado).

Depois de cerca de um ano, o animal atinge a idade adulta e daí vem outras questões: será que o espaço que dispomos para o animal comporta um cão do tamanho que o lindo filhote atingirá? O que fazer com os filhotes do meu animal? Onde deixá-lo quando viajamos?

Além disso, seja um bichinho de raça ou sem raça nenhuma, ele precisa de vacinas, ele adoece, ele envelhece e com isso precisa de cuidados especiais, o que envolve custos financeiros cada vez mais elevados.

Por isso tudo, nunca se deve esquecer que bicho não é brinquedo, sente dor, frio, fome e medo. Se ‘enjoar’ do animalzinho, não se pode simplesmente jogá-lo na rua (isso é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm ), é sua obrigação encontrar um novo lar para ele e atendê-lo até encontrar este novo lar. Depois disso, ainda que você não sinta saudades dele, ele certamente nunca se esquecerá de você.

Se ainda assim você sentir uma vontade enorme de ter um amigo de quatro patas e assumir todos esses compromissos, PARABÉNS! Você acaba de escolher para sua vida momentos de pura felicidade, amor sincero, incondicional e companhia constante.


extraido de: http://amaa-fw.blogspot.com/

*Associação dos Melhores Amigos dos Animais - AMAA

 

Nenhum comentário: