sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Espécie dada como desaparecida há 10 anos aparece morta no Laos

Saola tinha sido capturado no país do sudeste asiático em agosto de 2010.
Espécie é associada a unicórnios, apesar de possuir dois chifres.


Um animal conhecido como saola, encontrado e fotografado em agosto de 2010 em uma província do Laos, no sudeste asiático, foi anunciado como morto pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (16).
Visto na província de Bolikhamxay, o macho faleceu antes que uma equipe da  IUCN pudesse alcançar a área, localizada no centro do país. O saola foi mantido em cativeiro por moradores do local.
A espécie Pseudoryx nghetinhensis tem sido associada com unicórnios, mesmo possuindo dois chifres. Típica do sul da Ásia, os saolas não eram vistos há mais de 10 anos e são considerados um dos animais mais raros do mundo.
O governo local afirmou que a perda do animal é um azar, mas que o registro prova que outros exemplares podem habitar a região. Esforços para procurar por novos saolas serão intensificados, segundo as autoridades da província.

Especialistas do IUCN ainda pretendem estudar a carcaça do mamífero para entender mais sobre como mantê-lo em cativeiro. Saolas não existem em zoológicos e as técnicas para criá-lo sob observação ainda não são dominadas. A soltura do animal na natureza também pode causar sua extinção.


Nenhum comentário: